Elementos-Chave a ter em consideração
- Praias inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, são dotadas de uma fauna e flora únicas. De salientar os extensos areais e uma paisagem envolvente de falésias recortadas e dunas
- Ambiente ideal para a prática de Surf, com muitas ondas e poucos surfistas – praias sem crowd
- Condições excelentes para a prática de surf durante todo o ano, principalmente, Outono e Primavera
- No Inverno, a ondulação é maior e mais consistente, ideal para aqueles que querem ganhar experiência e evoluir na técnica
- Durante o Verão, as ondas são bem mais pequenas, ideais para alunos de nível iniciante. Sendo que continuam a existir excelentes condições para quem já está no nível intermédio e avançado
- A água é fria durante quase todo o ano, por isso, é necessário usar um fato isotérmico. Enquanto no Inverno varia entre os 14ºC e os 20ºC, no Verão pode alcançar temperaturas que rondam os 25ºC.
Surf Spots que não podes perder
Praia do Malhão
Tal distinção é unicamente atribuída a praias cuja qualidade da água seja reconhecida como “Excelente” (de acordo com a classificação da legislação em vigor) ao longo dos cinco últimos anos anteriores à atribuição do prémio (entre 2013 e 2017).
É precisamente nesta praia que são realizadas as nossas aulas, sobretudo durante o verão. Devido ao fundo de areia que contém uma vasta escolha de picos é um dos surf spots ideais para qualquer nível de surf.
Dispomos inclusive de uma pequena estrutura de madeira onde é armazenado o material, que também constitui um ponto de informação e de aluguer de equipamento. Durante o Verão, este espaço encontra-se aberto todos os dias e no Inverno apenas no decorrer das aulas.
A título de curiosidade, na zona mais a norte da Praia do Malhão a prática de naturismo é possível. Por esse motivo esta converteu-se numa das praias oficiais de naturistas no dia 30 de abril de 2019. Aconteceu mediante a aprovação e reconhecimento por parte da Assembleia Municipal de Odemira e da Federação Portuguesa de Naturismo.
Praia das Furnas
Em 2012 foi também eleita “Melhor Praia de Rio” na sequência da eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Esta distinção foi realizada com base em três eixos estratégicos: ambiente, turismo e água.
Por ser uma praia de fundo de areia e menos exposta à ondulação, reúne condições ideais para aulas com crianças e iniciados. De um modo geral é um dos spots de surf que permite realizar aulas durante todo o ano, inclusive no Inverno.